sexta-feira, 4 de maio de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
história da educação
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_educa%C3%A7%C3%A3ohistória da educação
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Diário de aprendizagem através dos jogos
título O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Temática, contexto
Qual o papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil?
Objetivos.
Compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança. Desenvolver estudos sobre situações de jogos e brincadeiras que proporcionem ás crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem.
Atividades ou pesquisas que já realizaram?
Jogos de exercícios- inicialmente surgem na forma de exercícios motores com a finalidade prazerosa, com o objetivo de explorar e exercitar os movimentos do seu próprio corpo.
Jogos simbólicos- esse jogo é de faz-de-conta, em que o objetivo é usado para simbolizar ou representar situações não percebidas no momento. Ocorre de dois a seis anos, onde a tendência lúdica é voltada para o jogo de ficção, ou imaginação e de imitação. O jogo se desenvolve com a interiorização dos esquemas sensório-motores.
Jogos de regras- essa atividade lúdica implica o uso e regras, onde há relações sociais ou individuais em que deve aparecer a cooperação e começa a se desenvolver dos quatro aos sete anos e se intensifica durante toda a vida da pessoa.
Principais descobertas- a descoberta da infância se dá a partir da associação da criança ao ato de brincar. Termos como brinquedos e brincadeiras conotam crianças. O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade. A brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras de jogo ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação.
Alguma dificuldade? Como superaram?
Dificuldade sempre há em um jogo, ou brincadeira, mesmo que seja fácil, sempre tem obstáculos a serem resolvidos, criança que não quer jogar, ou brincar, falta de materiais, crianças que não aceitam aquela brincadeira, mas sempre há um jeito, através de diálogo, conhecimento, experiência, atenção, carinho, e acima de tudo paciência, muita paciência com os pequenos, mesmo porque são apenas crianças.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
curso de informática digital
Como estamos em um tempo mais avançado, acho que seja bem merecida informática nas escolas para os alunos, devido a uma aprendizagem melhor, com muitas pesquisas, informações, desenhos, músicas, e também é um descanso a mais para os professores.
Todos sabem que o objetivo desta escola é a aprendizagem dos alunos.neste sentido, temos que juntar todas as ferramentas possíveis para proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade
Entre as relações escola, tecnologia e a sociedade, levar os alunos a refletir sobre como a tecnologia é desenvolvida para ser utilizada em contextos sociais.
Possibilitando uma vida cotidiana dentro desta relação.
Podemos dizer que uma escola relacionada com a informática, se torna mais prazerosa e imperativo aos educadores e aos alunos, e com certeza dentro deste padrão, a sociedade acredita que com estas mudanças seus filhos se tornem mais eficientes e comprometedores com a escola, tornando-se mais avançados neste século em que vivemos.
Assinar:
Postagens (Atom)