segunda-feira, 9 de abril de 2012

Diário de aprendizagem através dos jogos

título             O  PAPEL  DOS  JOGOS   E BRINCADEIRAS   NA EDUCAÇÃO           
                                                              INFANTIL
Temática, contexto     
Qual o papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil?
Objetivos.
Compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança. Desenvolver estudos sobre situações de jogos e brincadeiras que proporcionem ás crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem.
Atividades ou pesquisas que já realizaram?
Jogos de exercícios- inicialmente surgem na forma de exercícios motores com a finalidade prazerosa, com o objetivo de explorar e exercitar os movimentos do seu próprio corpo.
Jogos simbólicos- esse jogo é de faz-de-conta, em que o objetivo é usado para simbolizar ou representar situações não percebidas no momento. Ocorre de dois a seis anos, onde a tendência lúdica é voltada para o jogo de ficção, ou imaginação e de imitação. O jogo se desenvolve com a interiorização dos esquemas sensório-motores.
Jogos de regras-  essa atividade lúdica implica o uso e regras, onde há relações sociais ou individuais em que deve aparecer a cooperação e começa a se desenvolver dos quatro   aos sete anos e se intensifica durante toda a vida da pessoa.
Principais descobertas- a descoberta da infância se dá a partir da associação da criança ao ato de brincar. Termos como brinquedos e brincadeiras conotam crianças. O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade. A brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras de jogo ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação.
Alguma dificuldade? Como superaram?
Dificuldade sempre há em um jogo, ou brincadeira, mesmo que seja fácil, sempre tem obstáculos a serem resolvidos, criança que não quer jogar, ou brincar, falta de materiais, crianças que não aceitam aquela brincadeira, mas sempre há um jeito, através de diálogo, conhecimento, experiência, atenção, carinho, e acima de tudo paciência, muita paciência com os pequenos, mesmo porque são apenas crianças.

2 comentários:

  1. Não esqueça de utilizar algum recurso tecnológico, seja ele, rádio, música, computadores ou quem sabe até filmar eles jogando para depois eles se assistirem, aproveitando explorar o comportamento e valores...

    ResponderExcluir
  2. Kiara adorei teu trabalho. Eu sempre utilizo o computador para realizar jogos on line e as crianças adoram e aprendem com facilidade. Você entra no google e digita caça-palavaras, depois vc vai em jogos on line, tem muitos jogos fáceis e educativos. Entre lá e divirta-se. Bjo*.

    ResponderExcluir